Mensagem de Páscoa da Reitora

À Comunidade Académica da UCP

No calendário cristão, a Páscoa apresenta o exemplo último do amor de Deus pela humanidade. Constitui, por um isso, um momento particular de renovação e reconciliação. Numa universidade católica, a celebração da Páscoa é renovada ocasião para assinalar a responsabilidade da universidade para o desenvolvimento da sociedade, para a promoção da solidariedade social, de quadros de crescimento que propiciem maior integração e menos desigualdade, para a defesa da paz e da coesão social.

Na UCP promovemos o espírito de reconciliação pascal nas inúmeras atividades de voluntariado que promovemos, sempre que integramos as missões país e iniciativas de intervenção comunitária, mas também quando estimulamos a aprendizagem em serviço, quando produzimos ciência que melhora a condição humana e do planeta, quando reinventamos de forma criativa o nosso habitat.

Perante as enormes contradições das sociedades atuais e a disseminação de focos bélicos, a missão da universidade na defesa da dignidade das pessoas toma um papel de crescente relevância. O desafio que se nos coloca é o de utilizar o imenso arsenal de conhecimento e de criatividade que congregamos para formar ética e intelectualmente a rica e diversa realidade dos nossos estudantes oriundos de mais de 108 países com diferentes culturas e distintas opções religiosas, de promover a realização académica dos incríveis docentes e investigadores da UCP e o crescimento profissional dos colaboradores.

Que a renovação pascal vos traga e às vossas famílias um renovado sentido de propósito e comunhão. Só assim ganharemos o futuro! Uma feliz Páscoa!

Isabel Capeloa Gil
Reitora