Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 23-24

Início do Ano Letivo 23-24

No dia 18 de outubro decorreu a Cerimónia Nacional de Abertura do Ano Letivo e de Entrega de Diplomas que reuniu a comunidade académica na celebração dos recém-graduados e no acolhimento aos novos estudantes. A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil recorda que “para formarmos empreendedores de sonhos, como os que hoje recebem o seu diploma, a universidade tem de promover uma preocupação profunda com a razão de ser das coisas, o contexto em que se manifestam e o seu impacto”, afirmou, acrescentando: “A universidade é a casa de todos os saberes do mundo, de todas as suas memórias, de todas as suas vozes. E é isso que a torna tão irrequieta e tão profundamente universal.”

Além desta reflexão, a Reitora destacou também várias conquistas e projetos para o futuro da Universidade, entre os quais, a Cátedra Economia de Francisco e Clara, o desenvolvimento do novo Campus Veritati, e a criação do 1.º Laboratório Sino-português de Ciências Marinhas e Ambientais.

Já Paulo Portas, alumnus da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito, partilhou que “a Católica não se esquece” e deixou vários conselhos aos jovens presentes. “Aproveitai do digital o que tem de luminoso e ganhai alguma distância do que tem de perigoso. Googlar não é estudar, um tweet não é uma licenciatura, um post não é um doutoramento, uma sociedade de influencers não é uma comunidade de sábios”, começou por referir. “A mochila de conhecimento que levais daqui dai-vos uma grande responsabilidade: a de não aceitar a destruição do conhecimento e a de promover uma cultura de exigência e qualidade nos debates do espaço público hoje e amanhã”.

Também presente na cerimónia esteve Aníbal Cavaco Silva, que entregou o Prémio Democracia e Desenvolvimento, instituído pelo próprio em 1995, a duas alunas da Católica Lisbon School of Business and Economics. Ao expressar a satisfação em regressar à Universidade Católica, onde foi professor, comentou que acompanha “sempre com muito interesse a sua aposta na qualidade, na excelência, na difusão dos valores que a informam e o prestígio nacional e internacional que tem vindo a conquistar”.

Naquela que foi a sua primeira sessão oficial como Magno Chanceler da UCP, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério encerrou a cerimónia com uma oração e palavras de congratulação a toda a comunidade académica. “Felicito e congratulo, porque é uma instituição onde está institucionalizada a obrigatoriedade do ‘eu’ se abrir ao ‘todo’. A Católica é verdadeiramente um laboratório de valores, de ética, mas sobretudo de humanidade”, afirmou.