Isabel Capeloa Gil: "A universidade como projeto de esperança"

Papa Francisco na UCP

"Num tempo de crise da possibilidade de conhecer, de paradoxal euforia tecnológica, por um lado, e desconfiança permanente, por outro, o lugar da universidade católica é o de propor esperança", são as palavras da Reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, no artigo "A universidade como projeto de esperança", publicado a convite do L’Osservatore Romano, por ocasião da visita do Papa Francisco à Universidade Católica.

Neste artigo, Isabel Capeloa Gil realça o papel da Universidade que reúne: "a busca do conhecimento em prol da melhoria da condição humana, o discernimento ético que orienta a possibilidade de selecionar e agir, o cultivo da beleza e do gesto estético que é também uma busca do sentido no mundo." Pelo que define a Universidade como "curadora do saber, filósofa da ação e gestora da beleza."

E, para a Reitora da Universidade Católica, é na integração "de saberes e cosmopolita, eticamente estruturada e inovadora" que "a proposta de valor específica de uma educação superior católica se faz sentir". Destaca por isso a Cátedra “Economia de Francisco e de Clara”, lançada pela UCP, por ocasião da visita do Papa Francisco à Universidade.

Inspirada "na espiritualidade de São Francisco e Santa Clara", como explica a Reitora, a nova Cátedra visa promover o debate sobre algumas questões:" como pode a Teologia ajudar a preservar a biodiversidade? Como podem os Estudos literários promover os direitos humanos? Como pode a Ciência de dados combater a pobreza?".

Nesse sentido, Isabel Capeloa Gil reforça a importância do papel da Universidade Católica "porque decorre de uma específica visão cristã humanista da existência.", afirma. Contudo, e na sua opinião, "devemos desafiar-nos constantemente" pois "a universidade não existe para se preservar como instituição, mas para responder com coragem aos desafios do presente e do futuro."

Leia o artigo completo aqui.