Papa Francisco na UCP

“Substituam os medos pelos sonhos. Não sejam administradores de medos, mas sim empreendedores de sonhos”. Palavras do Papa Francisco na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no encontro com os jovens universitários, que teve lugar no dia 3 de agosto.

O Santo Padre pediu ainda aos jovens para que o “título académico não seja apenas um privilégio egoísta e pessoal”. Afirmou também, e invocando Almada Negreiros, que sonha com uma “Geração de mestres. Mestres de humanidade, mestres de compaixão, mestres de novas oportunidades para o planeta e os seus habitantes. Mestres de Esperança”.

Na Cerimónia, a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, deu as boas vindas ao Santo Padre e depois de uma apresentação sobre a Universidade afirmou “Somos uma Universidade com forte sentido social, atribuindo bolsas de estudo e prémios a mais de vinte por cento dos nossos alunos”, “a Universidade é por definição um espaço de busca, de risco, de desconforto, de diálogo e de acolhimento”, acrescentou.

A Reitora sublinhou ainda que "perante realidades marcadas por exclusão e desigualdade, numa época de incerteza, a Universidade ergue-se como guardiã da Esperança, o que significa promover a capacidade de sonhar, auxiliar a discernir, escutar as vozes em nosso redor, escutar o tempo, intervir nele, defendendo a dignidade das mulheres e homens, acreditando na sua capacidade de transformação".

Neste Encontro com os Jovens Universitários, o Santo Padre ouviu testemunhos de uma estudante refugiada e de estudantes envolvidos no “Pacto Educativo Global”, na iniciativa “A Economia de Francisco” e na aplicação da encíclica Laudato si’.

A cerimónia contou também com a bênção da primeira pedra do novo campus da Católica, o Campus Veritati, e a participação do Coro da UCP.