UCP e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa criam academia para CEOs

Universidade Católica Portuguesa e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa vão criar uma academia para CEOs

“Reunimo-nos para celebrar um protocolo que materializa de forma muito clara aquela que é a missão de uma Universidade no século XXI”. Palavras da Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, na assinatura do protocolo com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), para a criação da Academia CEO Future Ready for Global Business, que teve lugar dia 26 de julho.

Esta parceria é concretizada através da Católica International Business Platform (Plataforma), uma iniciativa colaborativa de active-learning, criada em 2021, na CATÓLICA-LISBON, com o propósito de acelerar a internacionalização sustentável das empresas portuguesas.

Academia CEO Future Ready for Global Business vai arrancar já em setembro com o programa “Da exportação à internacionalização” – um programa C-Level para dirigentes de empresas portuguesas com elevado potencial de crescimento internacional. O programa vai ser lecionado pela CATÓLICA-LISBON Executivos e tem como objetivos consolidar a literacia geopolítica, económica e cultural dos participantes, sistematizar os fundamentais da internacionalização sustentável, à luz do atual contexto macroeconómico e da alteração dos padrões de globalização; e desenvolver core skills para a liderança com pensamento sistémico.

Na Cerimónia, a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, salientou que “a Universidade é um espaço de transformação e de contributo para o desenvolvimento do país. Por se posicionar na vanguarda do conhecimento, tem de antecipar tendências e é exatamente isso que esta Academia de líderes propõe aos empresários portugueses.”

Já o Presidente da CCIP, Rui Miguel Nabeiro, afirmou que “o protocolo assinado hoje, representa a união de esforços com uma instituição académica de referência a nível nacional e internacional, e é um passo muito importante para a missão da Câmara de Comércio de continuar a apoiar as empresas e os empresários portugueses nos seus processos de internacionalização.”