Apresentação Católica@50 anos!

 

Eventos

Sem eventos para mostrar

50 anos de Católica

1967
Nascimento da Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa é a primeira universidade portuguesa moderna que não foi instituída pelo Estado mas sim pela Igreja Católica, ao abrigo da Concordata de 1940 entre o Governo português e a Santa Sé.

Desde então tem dado um contributo significativo para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal. 

1968
Abertura de Portas

A Universidade Católica Portuguesa foi instituída em 1967 através da criação da Faculdade de Filosofia (Braga) como primeira concretização da UCP. Abriu as portas da sua sede em Lisboa em 1968.

1971
Reconhecimento pelo Estado

5 de Julho de 1971. O Estado reconhece oficialmente a Universidade Católica Portuguesa como pessoa coletiva de utilidade pública tendo por finalidade, entre outras, a de "ministrar o ensino de nível superior em paralelo com as restantes Universidades Portuguesas"

1972
Prof. Doctor José Bacelar e Oliveira – Primeiro Reitor

O primeiro reitor, o Prof. Dr. José Bacelar e Oliveira, filósofo e jesuíta, orientou a universidade durante os primeiros vinte anos de existência.

1974
Primeiro curso da Faculdade de Ciências Humanas

O primeiro curso da Faculdade de Ciências Humanas - que foi também o primeiro curso de Gestão do país - foi a licenciatura em Ciências Empresariais, mais tarde denominada Administração e Gestão de Empresas. Seguiu-se-lhe o curso de Economia (1974) e o de Direito (1976).

2017
Comemoração 50 anos

O programa para a celebração dos 50 anos da Universidade Católica será de outubro de 2017 a outubro de 2018.